quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Curiosidades Sobre a Terra-Média - Parte 2

Buenas, pessoal! No post de hoje damos continuidade a nossa exploração da Terra-Média. Boa viagem!

QUAL A LIGAÇÃO ENTRE A COMITIVA DE BILBO E A SOCIEDADE DO ANEL?


       Tolkien criou o Senhor dos Anéis como uma continuação de O Hobbit, logo ele fez diversas ligações entre personagens das duas histórias. Um dos anões que acompanha Gimli em Valfenda é seu pai, Glóin, que acompanha Bilbo em sua primeira jornada. Legolas é filho do rei Trhanduil da Floresta das Trevas. Durante o Conselho de Elrond em Valfenda, a ligação entre eles é embrada enquanto Legolas relatava a fuga de Gollum do cativeiro em seu reino:

"- Não foi por falta de vigilância." Disse Legolas. " - Mas por demasiada gentileza.""- Vocês foram menos gentis comigo". Disse Glóin com um brilho nos olhos, conforme se agitavam em sua mente as recordações da prisão nas profundezas dos salões do rei élfico."(Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anél - edicção única, pág. 265)

DE ONDE VÊM AS ARANHAS GIGANTES?



      As aranhas de Floresta das Trevas descendem de um dos espíritos que desceram junto com os Valar para a Terra no início dos Tempos, mas teria sido corrompida por Melkor. Seu nome era Ungoliant e assumira a forma de uma aranha enorme. Antes que os Valar investissem contra Melkor, Ungoliant fugiu para o sul da Terra-Média onde deixou seus primeiros descendentes. Ávida por luz, ao mesmo tempo que a odiava, acabou rumando para a Ilha de Aman onde as duas Árvores de Valinor iluminavam a morada dos Valar. Lá, ajudou Melkor fugir de seu cativeiro e voltou à Terra-Média depois de sugar a luz das Árvores que a deixou tão forte que teria matado Melkor se não fossem os Balrogs virem ao socorro de seu Mestre. Assim, Ungoliant escondeu-se no norte onde deu origem a outras crias, incluíndo Laracna, que ataca Frodo no final do livro de As Duas Torres.


POR QUE A FLORESTA DAS TREVAS TEM ESSE NOME?


      A morada dos Elfos era originalmente parte da Grande Floresta Verde que se estendia pela Terra-Média, incluindo até Fangorn nos primórdios da Terra-Média. Incapazes de cruzar as montanhas sombrias, os primeiros elfos fixaram morada nessa região criando seu reino que com o passar do tempo passou a ter as proporções que conhecemos, mas no início da terceira Era os elfos, reduzidos em número, deixaram de habitar o sul da Floresta permitindo assim que Sauron ocupasse aquela região e erguesse a fortaleza de Dol Guldur, sendo conhecida como Floresta das Trevas devido ao grande número de aranhas gigantes, orcs, morcegos e outros seres sombrios pelo lugar.


DE ONDE VEM OS HOBBITS?


     Apesar de serem a raça central das histórias mais conhecidas de Tolkien, sua origem exata é desconhecida, assim como outros mistérios intencionais criados para a Terra-Média. Em As Duas Torres, Barbárvore diz a Merry e Pippin que os Hobbits não estão nos versos sobre as raças do mundo, ao que eles respondem:

"- Parece que sempre ficamos de fora das velhas listas, e das velhas histórias. Apesar disso, estamos em circulação há muito tempo".(O Senhor dos Aneis: As Duas Torres - Edição única, pág.486)
     Sabe-se que eles fazem parte dos filhos mais jovens de Eru Iluvatar, assim como os Homens. Eles provavelmente não vieram antes do início da Terceira Era, vivendo por um tempo entre a Floresta das Trevas e as Montanhas Sombrias, onde tiveram contato com os ancestrais dos homens de Rohan, com os quais compartilham muitas semelhanças entre seus idiomas, permanecendo em algumas das histórias dos rohirrim como "holbytlan". Aos poucos os hobbits migraram para o oeste, estabelecendo-se finalmente no Condado. A origem da palavra "hobbit" pode ser originada do antigo inglês "holbytla", hoje próximo do que seria "hole-dweller" ou "morador de toca".


NECROMANTE


       Necromante foi a identidade assumida por Sauron durante seu retorno à Terra-Média no início da Terceira Era, restaurando seu poder após a derrota sofrida contra Isildur durante a Última Aliança. Embora esse nome apareça no Hobbit, ainda não havia qualquer ligação entre Sauron e o anel, pois Tolkien usou a ideia de um personagem sombrio apenas para justificar a escolha do caminho por dentro da Floresta das Trevas ao invés de simplesmente contorná-la, pois teriam que passar pela fortaleza de Sauron, além disso Tolkien achava que "um inimigo acima dos poderes de todos anões juntos" seria uma ideia interessante de acrescentar ao livro. Após o sucesso da publicação de O Hobbit, Tolkien queria escrever mais sobre a origem da Terra-Média, mas seu editor não gostou e pediu mais uma história de hobbit. Tolkien então lembrou-se do anel ligou-o com o Necromante, dando origem ao Senhor dos Anéis. O termo "necromante", além de querer dizer aquele que fala com os mortos, era o apelido do deus nórdico Odin que inspirou muito do caráter de Sauron e seu antigo mestre, pois assim Odin também esconde sua identidade para que não percebam que ele é um deus, assim como Sauron faz para enganar e manipular seus inimigos.


Espero que tenham gostado, pessoal. Até semana que vem. Um abraço!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário