sábado, 15 de dezembro de 2012

Hobbit - A Novela



           Pessoal, percebi um erro na última postagem: o filme do Hobbit terá três filmes e não dois como eu disse. Esse erro me fez lembrar da angústia e expectativa das notícias e boatos ao longo da espera do Hobbit, então decidi fazer essa postagem antes das análises que estou fazendo da trilogia anterior. Quem acompanhou as negociações da filmagem desde o início sabe que foi uma verdadeira novela mexicana desde o princípio. Tudo começou com as negociações com a MGM que detinha os direitos de filmagem e estava a beira da falência. Peter Jackson se desentendeu com os produtores e não ia dirigir mais o Hobbit, sendo substituído por Guilhermo Del Toro (O Labirinto do Fauno), tirando os pequenos detalhes é claro. Mas no meio de toda essa confusão, uma nova notícia foi recebida com muito entusiasmo e um pouco de desconfiança: o Hobbit não iria mais ser lançado em dois filmes, mas em três: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e Lá e De Volta Outra Vez (2014). Abaixo segue uma carta do diretor publicada ano passado:


            É apenas no final de uma filmagem que você finalmente tem a chance de sentar e olhar o filme que você fez. Recentemente Fran, Phil e eu fizemos exatamente isso quando assistimos pela primeira vez uma edição preliminar do primeiro filme – e um grande pedaço do segundo. Nós ficamos realmente satisfeitos com a maneira com a qual a história se agregava e em particular com a força dos personagens e o elenco que os trouxeram à vida. Tudo isso deu origem a uma questão simples: aproveitamos essa oportunidade para contar mais dessa história? E a resposta, da nossa perspectiva como diretores e como fãs, foi um ‘sim’ sem restrições. 


        Nós sabemos quanto da história de Bilbo Bolseiro, o Mago Gandalf, os Anões de Erebor, o surgimento do Necromante e a Batalha de Dol Guldur iria continuar sem ser contada se não aproveitássemos essa chance. A riqueza da história de O Hobbit bem como alguns dos materiais relacionados nos apêndices de O Senhor dos Anéis nos permitem contas a história completa das aventuras de Bilbo Bolseiro e a parte que ele representou na algumas vezes perigosa mas sempre excitante, história da Terra-média.

Desta forma, sem mais delongas e em nome da New Line Cinema, Warner Bros. Pictures, Metro-Goldwyn-Mayer, Wingnut Films e o elenco e equipe dos filmes “O Hobbit” eu gostaria de anunciar que os dois filmes se tornarão três. 

           É uma jornada inesperada de fato, e nas palavras do próprio Professor Tolkien, “um conto que cresceu ao ser contado” 

Abraço,

Peter J



           Eu confesso que não acho adequado estender uma história objetiva como a do Hobbit de um livro de pouco mais de 300 páginas em três filmes, mas é de se pensar o que disse Peter sobre ser a última chance de fazer uma filmagem sobre as obras de Tolkien. Sabe-se que muitas histórias estão ligadas a história do Hobbit: A queda do mestre de Sauron, Melkor; A ruína de Moria; O dissolvimento do Conselho Branco além de muitas outras que não teriam um atrativo tão forte para serem patrocinadas em milhões de dólares quanto o Hobbit, além disso devemos considerar que talvez Peter Jackson não queria se envolver em uma nova adaptação desse porte. Sendo assim, entendo os motivos (além de financeiros, é claro), mas ainda acho que o Hobbit talvez não seja uma boa obra para ser tão estendida, tanto é que já surgiram alguns comentários negativos a esse respeito, mas de qualquer forma eu vou ser uma pessoa um ano mais feliz.

Só para lembrar, pessoal: o Hobbit já está em cartaz, então corram para o cinema!
Aquele abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário