quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Tour pela Terra-Média


    Buenas, pessoal! Dois anos após a Terra-Média voltar aos cinemas, a jornada de O Hobbit finalmente chega ao fim. Como de costume, o blog traz algumas publicações especiais sobre essa obra, e como já faz um ano desde A Desolação de Smaug, nada melhor que dar uma refrescada na memória. Confira uma seleção das publicações já feitas no blog sobre O Hobbit e O Senhor dos Anéis para entender melhor esse universo:


CURIOSIDADES



    A intriga entre as duas raças vai muito além de Erebor e a Floresta das Trevas, com origens tão intrincadas que é difícil determinar quem começou, no entanto as inscrições em élfico nos portões de Moria indicam que nem sempre foi - assim antes que algo acontecesse. Clique na imagem acima e descubra essa história.



    Aqui temos respostas para algumas coisas nos filmes e até mesmo nos livros que nem sempre são explicadas. Afinal, porque Sauron escava tanto? Por que só os Elfos podem ir para as Terras Imortais? Que lugar é esse, aliás? E por aí vai.



   Na segunda parte do post, descobrimos qual é a ligação entre a comitiva dos anões e a Sociedade do Anel, a origem das aranhas Gigantes e por que a Floresta das Trevas tem esse nome.



EXPLORANDO O HOBBIT


    Nesse post sobre o primeiro filme, nos aprofundamos um pouco mais no universo introduzido por Peter Jackson, falando mais do Conselho Branco, dos Magos e do sumiço de Radagast em O Senhor dos Anéis.


     A preocupação de Gandalf com a fortaleza de Dol Guldur ganha mais detalhes aqui, revelando as suas consequências na Guerra do Anel.


     No post dedicado ao segundo filme, falamos mais de Beorn, o troca-peles; As Aranhas Gigantes na Floresta das Trevas; Os Elfos Selvagens; Smaug e outros Dragões.


TRILHANDO A TRILOGIA DO ANEL

   Nesta série de posts, a primeira trilogia dirigida por Peter Jackson é explorada nos mínimos detalhes, preenchendo lacunas, explicando referências e revelando alguns deslizes. Neles você entenderá melhor alguns elementos e citações dos filmes, além de respostas para dúvidas que assolam até mesmo os mais familiarizados com os livros. De quebra ainda há um glossário no fim de cada post para você não se perder.



     Entenda um pouco melhor a origem do Um Anel e dos outros anéis do poder. Por que Aragorn é um guardião e algumas relações com o Hobbit no Conselho de Elrond.



    Continue a trilha pela Sociedade do Anel explorando a origem de Moria, por que só há um Balrog e como ele parou lá, além de entender um pouco mais sobre o espelho de Galadriel.



    Comece entendendo o título - que nem o próprio Tolkien tinha certeza quando escolheu - e conheça mais das outras torres citadas no filme. Conheça a história completa entre a queda de Gandalf na ponte de Khazad-dûm e seu retorno como "o Branco", além da origem de Rohan e da criação dos Orcs e Uruk-Hai.



    Aqui temos informações importantes para entender o desfecho em O Retorno do Rei: Quem são os Homens que apoiam Sauron, por que os Elfos socorrem Rohan e não Gondor, além do resultado do placar entre Legolas e Gimli na batalha de Helm.



    Se você não leu os livros ou não assistiu as versões estendidas, é uma boa oportunidade de saber o fim de Saruman ou entender o papel das Palantíri em O Senhor dos Anéis, o que era Minas Morgul antes de ser tomada pelas forças de Sauron ou de onde veio Laracna.



     Em um filme chamado "O Retorno do Rei", não é bem explicado por que Aragorn estava exilado. Eis uma chance de descobrir e entender a influência de Isildur nessa história. O retorno de Aragorn encerra o chamado "Declínio de Gondor", que também é contado aqui, como a origem do reino e seu símbolo, a Árvore Branca.

Semana que vem tem material novo sobre Tolkien e O Hobbit, um abraço!

Felipe Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário