domingo, 17 de agosto de 2014

Cerveja Amanteigada


     Buenas, pessoal! Depois do sucesso do Encontro de Sagas, trago ao blog a receita da famosa bebida dos livros de Harry Potter, a cerveja amanteigada, que produzimos em duas oficinas durante o evento. Além de divertida, é uma receita muito simples e barata. Então pegue a varinha e aproveite!

    Se tratando de uma receita fictícia, é difícil  superar as expectativas, principalmente quando falamos de uma saga tão querida, mas eu fiquei bem satisfeito com nossos resultados. Embora não seja dito explicitamente que a bebida possuí álcool, fica entendido que haveria uma suave quantidade na bebida que embriagava elfos, mas não chegava a afetar os humanos. Pesquisando um pouco descobri que a bebida é inspirada numa receita britânica real de 1588, feita de açúcar, ovos, açúcar, nozes, cravos e manteiga, é claro. Apesar disso, resolvi procurar uma receita que não utilizasse álcool para que qualquer um pudesse participar da oficina - inclusive uma mocinha de cachinhos pretos muito simpática. Dentre muitas variações que incluíam creme de leita, sorvete e outras coisas que prometiam um ataque aos diabéticos, encontrei essa receita que deu super certo.

Para uma quantia que garanta quatro copos, você vai precisar de:

1 xícara de açúcar mascavo;
4 colheres de água;
4 colheres de essência de baunilha;
100 gramas de manteiga sem sal;
suco de 1 limão;
uma pitada de sal;
1,5 de água com gás

    Adicione o açúcar mascavo em uma panela pequena com as quatro colheres de água. Cozinhe até borbulhar, então coloque a manteiga. Não substitua por margarina, pois além do sabor, a manteiga também dá cor e consistência à bebida. Para contrastar o doce, adicione o suco de limão e uma pitada de sal. Por último, adicione quatro colheres de essência de baunilha e deixe esfriar, mas não espere demais se não o caldo irá endurecer. Para servir, coloque quatro colheres do preparo por copo e adicione água com gás. Mexa antes de beber para formar a espuma e aproveite! Para deixar a bebida mais doce, apenas adicione mais açúcar mascavo, mas cuide na dose, pois a menor adição faz muita diferença.
Espero que experimentem e tenham gostado, um abraço!

Felipe Essy



Nenhum comentário:

Postar um comentário