quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Manchando!

               Buenas, pessoal! A Feira ta aí e eu novamente fui convidado para ser o Xerife. Todo mundo me pergunta o que é um "Xerife" de Feira e a melhor resposta que eu consigo dar é de que eu sou um "anfitrião simbólico", pois o meu dever é declarar a feira aberta e fechada todas os dias de funcionamento, com a sineta, além de receber os convidados e fazer aquela "sala". É uma função muito bacana que eu desempenho contente.

                 Seguindo a ideia da edição anteriror de representar um personagem literário, esse ano eu decidi construíir uma armadura de Dom Quixote. Ta, caprichei um pouquinho mais do que a original, afinal eu não ia fazer um elmo tosco de papelão, mas de qualquer forma eu achei que ficou bem legal. Confiram  aí como foi a produção dessa armadura literária ;)









Para fazer a armadura, eu me inspirei no figurino do Dom Quixote da adaptação incabada de Orson Walles para o cinema e também algumas gravuras de armaduras espanholas do século XV.









                  A primeira coisa a se fazer foi decidir o material. Eu optei por umas chapas de... de... bem, não lembro o nome, mas é um metal fino e firme. Menos quente que papelão, mais facil de se trabalhar do que com plástico,  acabei comprando uns 4 metros e alguns rebites. No fim gastei pouco mais de 50 pila.







Aí começou a cortação, dobração, martelada...
Não foi tão difícil fazer o peitoral e braçadeiras


 




Feitas as peças do corpo, eu pedi ajuda para o meu pai
para dar um acabamento com borracha e rebites.


                Foi chegando no chápeu que a dor de cabeça literalmente começou a aparecer. O prazo encurtando, eu não achando jeito de malear o metal e deixá-lo redondo... até que veio a brilhante (???) ideai de usar uma panela da minha mãe... Bem, eu consolei ela dizendo que uma panela de inox não poderia ter promoção melhor na vida do que virar armadura, então...


                Destaco a grande ajuda que recebi do Wando da Moda Couro que com toda boa vontade me cedeu couro para fazer as amarras e até mesmo me ajudou fazendo as tiras. Deixo aqui meu imenso obrigado a esse grande amigo.


            A Feira começou muito bem e diversas atrações ainda estão para acontecer, então encerro a postagem com a foto tirada com a minha grande colega de Letras Carime Gil. Aquele abraço!



F. Essy

2 comentários: