segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bazinga!


            Buenas, meus caros. Não achei título melhor para a postagem de hoje do que o famoso bordão de Sheldon Cooper por que assim como  algumas pessoas eu também vivo no meu próprio mundinho de filmes, quadrinhos e música. Eu consumo essas obras não apenas como uma forma de entretenimento, mas como um exercício do meu conhecimento cultural. Não me considero um teórico, mas não vejo filmes por ver. Acabo me sentindo um pouco deslocado desse consumo desenfreado de qualquer coisa. Qualquer barulho que toque repetidamente bem alto é música, qualquer filme super divulgado é bom e por aí vai. Não me identifico com isso. Sendo assim é difícil assistir filmes onde eu encontre personagens que façam eu me sentir representado, mas de quando em quando surge uma dessas obras que homenageiam a gente que gosta de viver o mundo desse jeito, então resolvi falar um pouco de três filmes que se consagraram representando esse mundo do cara que gosta da Marvel e Super Mario World. Boa viagem ;)

Kick Ass - 2010

            Dave Lizewski é outro guri deslocado em sua escola e como todo menino que gosta de histórias em quadrinhos, sonha em poder ser um super-herói. Depois de se quebrar todo na primeira tentativa frustada de salvar o dia, Dave ganha seu pseudo-esqueleto de metal no Hospital e saí por aí dando paulada em todo mundo à la Wolverine. Ta, não é bem assim, mas é a partir daí que o filme se desenrola através de múltiplas referências (na maioria cômicas) ao universo nerd e todo tipo de coisa inacreditável.

            O fato do filme ter um excelente roteiro, sequências de lutas espetaculares e um trilha incrível não é por acaso. A direção é assinada por Matthew Vaughn que já mostrou o que sabe fazer em "X-Men - Primeira Classe". A trilha também tem a participação de ninguém menos que Henry Jackman que também compôs a trilha do filme dos mutantes (que já rendeu uma postagem enorme aqui). Além disso, temos uma das - se não a melhor - atuações de Nicolas Cage (fanático por quadrinhos) e da incrível Chloë Moretz que conseguiu fazer uma menina de 10 anos ser o personagem mais anti-herói do filme. Se você não olhou, olhe de uma vez. Se já, prepare-se para a sequência que está prevista para 28 de Junho do ano que vem com direito a participação de - pasmem! - Jim Carrey! Vai perder essa?!

Scott Pilgrim Contra o Mundo - 2010

           Uma das melhores adaptações fiéis aos quadrinhos que já vi. Enquadramento de cena, diálogos, quase tudo foi detalhadamente preservado no filme, mas isso está longe de ser a melhor coisa nele. Scott é um nerd traumatizado por ter sido expulso de sua antiga banda pela sua ex-namorada que abraçou a fama. Quando sua vidinha acomodada entre os fliperamas e ensaios na garagem parecia tranquila, surge Ramona, uma mulher cheia de estilo e atitude que atraí todos os flertes de Scott. Uma história que poderia ser "uma comédia romântica açucarada de final previsível" se não surgissem os Super Ex- Namorados de Ramona que somente permitirão que os dois fiquem juntos caso Scott vença uma série de duelos ao estilo Megaman e Mario:






            Os personagens se enfrentam como se fossem personagens de videogames gerando cenas hilárias com os outros personagens que assistem aquelas situações surreais através de efeitos muito bem feitos por Frazer Churchill. Todos as cenas e combates são perfeitamente complementados pela trilha composta por Beck Hansen e algumas músicas de bandas canadenses (onde se passa a história). Embora bem diferente das canções indie/rock da trilha, acho interessante dizer que Beck gravou um album chamado Mutations muito inspirado pela Tropicália, tendo inclusive uma música com esse nome. O filme foi dirigido por Edgard Wright que já havia adaptado "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e tempo depois participou da nova produção de "Tin Tin" para os cinemas. A dinamicidade do  filme e os ganchos entre os diálogos muito bem bolados geram um baita filme para assistir e que termina antes do que você espera.





Watchmen - 2009

            Por último e não menos importante, a minha adaptação de quadrinhos favorita para o cinema. Não é a mesma linha dos outros dois filmes, mas não deixa de tocar no assunto central que é o sujeito que gosta de quadrinhos. Watchmen foi baseado na consagrada obra de 12 volumes criada por Allan Moore, também responsável por "V de Vingança" e "A Liga Extraordinária", igualmente lendárias. A história conta como um grupo de pessoas inspiradas por quadrinhos decidiram se tornar super-heróis - ou não - no mundo real. Na verdade, o filme fala sobre as contradições que levam um indivíduo a ser um falso altruísta dentro de uma fantasia e todas as consequências perturbadoras desse heroísmo egocêntrico. É sem dúvida um grande filme e muito maior na obra original. Apesar de o final ter tido uma alteração desnecessária na minha opinião, a produção fez uma adaptação extremamente fiel à obra de Moore, desde a transição de quadros quanto de figurinos e fotografia.

            O filme foi dirigido por Zack Snyder que já se consagrou em adaptações de grandes obras como "300" e promete bastante para o novo filme do homem de aço em 2013. Assim como os outros filmes comentados aqui, a trilha não fica atrás. Apesar de não ter um compositor, a trilha amplia o efeito dramático do filme através de canções de vários artistas desde Jimi Hendrix até Simon & Garfunkel. Tem muito a se dizer sobre esse filme, mas é uma daquelas grandes obras que você só entende assistindo. 


F. Essy

Nenhum comentário:

Postar um comentário